Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Travessia de Sobrevivência na Serra do Marão

Olá pessoal!!
Tal como já tínhamos referido, no dia 15,16 e 17 decorreu a nossa Travessia de Sobrevivência na Serra do Marão.
Uma Travessia de Sobrevivência consiste na acção de percorrer um longo trilho desabitado de forma autónoma, ou seja, o indivíduo ou o grupo deve transportar consigo todo o material/equipamento e mantimentos necessários de forma a concluir a travessia em segurança.



O nosso percurso começou pelas 22:30h do dia 15, equipados com GPS e lanternas, fizemo-nos ao caminho em segurança. Ao longo da nossa ascensão as condições atmosféricas  estiveram do  nosso agrado, mas uma parte do percurso estava completamente tapado pelo mato, o que tornou a Travessia bastante demorada e difícil, obrigando a algumas paragens para descansar.



Quando finalmente chegámos ao parque de merendas (local onde pernoitámos), montamos as tendas e fizemos uma fogueira para nos mantermos quentinhos. E assim passamos a noite. Esta   primeira etapa demorou aproximadamente 7 horas.
No dia seguinte estava mais uma vez um tempo agradável, desmontamos as tendas e começamos a segunda etapa do nosso percurso que demorou aproximadamente 2 horas. 




Quando chegamos ao cimo da Serra deparamo-nos com condições climatéricas 
menos agradáveis, muito nevoeiro, o que nos impedia de contemplar as bonitas paisagens e muito frio. Passamos à montagem das tendas e ficamos lá até à hora de jantar.

Depois de jantar fomos para as tendas e o tempo mudou drasticamente. Choveu toda a noite, o que fez com que a água entrasse nas tendas e a noite não foi nada agradável.


No ultimo dia o tempo continuava a não 
facilitar a visualização da paisagem, desmontamos as tendas e seguimos para a terceira e última etapa- a descida -  demorou aproximadamente 3 horas e ao longo do percurso o nevoeiro foi desaparecendo, o que nos permitiu observar finalmente as paisagens :)

E assim terminou a nossa travessia, com boa disposição e muito cansaço! É de salientar que a colaboração, cooperação e entreajuda esteve sempre presente o que ajudou a ultrapassar algumas dificuldades!!


Visitem a Serra do Marão!! Aventurem-se assim como nós nos aventuramos, porque "Para navegar contra a corrente são necessárias condições raras: espírito de aventura, coragem, perseverança e paixão."

Sem comentários:

Enviar um comentário